18 maio, 2006

Anatel suspende autorização da TV Câmara

André Silveira, de Brasília

[16/05 - 14:02] Motivo é que apenas o padrão europeu utilizaria a autorização

Os testes de transmissão digital de sinais de televisão na Câmara dos Deputados foi suspensa pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que inviabilizou a exposição tecnológica que seria promovida pela Casa durante essa semana.

A freqüência seria utilizada pela TV Câmara, mas também pelos padrões de TV digital que participam de exposição tecnológica. O problema é que apenas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações CPqD e o padrão europeu de TV digital, DVB, iram, de fato, fazer demonstrações com transmissões digitais. O padrão americano, ATSC, está pronto para demonstração, mas não utiliza a freqüência, e o padrão japonês ISDB-T desistiu na noite destasegunda, dia 15, de participar da exposição.

De acordo com a Agência, a determinação para suspender o pedido partiu do Ministério das Comunicações. Segundo parlamentares, que participam, nesta terça-feira, dia 16, de um seminário promovido pela Câmara, o argumento utilizado pela Agência foi o de que como os três padrões não estariam representados não seria correto liberar a freqüência para que apenas um deles fizesse demonstrações. A autorização tinha validade de dois meses.