16 maio, 2006

Especialistas discutem marketing político na internet

André Silveira, de Brasília

[10/05 - 12:03] Evento promovido pelo Meio & Mensagem debate experiência de jornalistas na relação com a tecnologia

O universo de 33 milhões de usuários de internet no Brasil vai trazer uma nova realidade para as eleições desse ano. Mas, apesar desse número, a influência da rede no processo de forma decisiva ainda não deverá acontecer no processo de 2006. Essa é a opinião do jornalista Leão Serva, diretor de jornalismo do portal IG.

Segundo o jornalista, que participou nesta quarta-feira, dia 10, do evento Marketing Político e Internet, promovido pelo Meio & Mensagem e Digital Mediavox em Brasília, o meio de comunicação passou a ser uma ferramenta muito utilizada por quem produz informação para o público. "A internet proporciona cobertura ampla. Diferente do rádio, que desenvolve uma cobertura pulverizada. Na Internet, a informação está concentrada em grandes portais, o fortalece o meio e o transforma como veículo de massa", comenta.

O jornalista também destaca que na relação com o público a vantagem da internet é que o interlocutor pode interagir com o público em tempo real. "Sem dúvida, a internet é a espinha dorsal da informação, que tem presença forte no Brasil".

Ele ainda ressalta que apesar da agilidade e a interatividade, a Internet tem aspectos negativos. Um deles é a realização de enquetes. "Essas pesquisas informais são feitas com um universo pequeno de pessoas, o que não traduz a realidade. O problema é que a imprensa faz a cobertura dessas enquetes, como se fossem pesquisas". Outro aspecto negativo citado por Serva é o spam, e-mails direcionado para várias pessoas, que geralmente não trazem informações verdadeiras.

O jornalista Ricardo Noblat, que mantém um blog desde o ano de 2004, também participou do evento. Ele destacou que a cada dia cresce o número de leitores online. Ele também ressaltou que o brasileiro internauta tem dedicado em média 16h54min por mês à internet.

Ele destacou que nos Estados Unidos, o aproveitamento de internet em campanha política é cada vez maior. O jornalista destacou que o blog é uma ferramenta interessante, pois o autor interage com os visitantes. No entanto, alertou que quem mantém um blog está exposto a críticas. "Realmente é uma aproximação com o público",diz.

Noblat diz que a experiência do blog é rica, pois o espaço não é dedicado somente à noticias. "Temos uma rádio online e também a história da morte de Getúlio Vargas. Na realidade, é um espaço onde se pode criar muito".