01 fevereiro, 2006

Abra nega preferência por sistema de tv digital japonês

[27/01 - 12:09] Associação Brasileira de Radiodifusores alega que apenas indicou o sistema BST-COFDM como o mais adequado

A Abra - Associação Brasileira de Radiodifusores - divulgou nota sobre a discussão sobre a escolha do padrão para a tv digital que será utilizado no Brasil. Abaixo, o texto na íntegra:

"São muitos os temas que envolvem a implantação da TV digital no Brasil e é necessária uma ampla avaliação do assunto para que se evitem conclusões precipitadas.

O fato de os radiodifusores que compõem a ABRA (Associação Brasileira de Radiodifusores) terem indicado o sistema de modulação BST-COFDM como o mais adequado (por ser no momento o único dotado de portabilidade e mobilidade satisfatórios), não significa necessariamente adesão ao sistema japonês. A ABRA não reconhece e desautoriza qualquer afirmação em contrário, ressaltando se tratar de mera especulação, fruto da má-fé de pessoas interessadas em defender interesses próprios.

Apesar de importante, a modulação é apenas um dos elementos que compõem tecnologicamente um sistema de tv digital e há outros aspectos em jogo. No documento entregue ao governo os radiodifusores sugerem, por exemplo, que o Brasil opte por tecnologias iguais às adotadas em mercados suficientemente grandes para garantir economia de escala com contínua redução de preço.

Por esse critério, o sistema japonês não seria o melhor. Outra exigência dos radiodifusores é que o SBTVD mantenha a gratuidade dos serviços e deva transmitir programas em alta definição, missão que pode ser cumprida com total desempenho pelos 3 sistemas (americano, japonês e europeu ). Com o objetivo de contribuir para o debate, que é de vital importância ao Brasil, a ABRA (Band, SBT e Rede TV!) esclarece que não tem preferência por nenhum dos sistemas de transmissão, lutando sim, pela escolha de um padrão que beneficie a sociedade brasileira.

Frederico Nogueira

Vice-Presidente da ABRA"