09 fevereiro, 2006

Indústria leva um ano para produzir para TV Digital

André Silveira, de Brasília

[08/02 - 17:23] O anúncio do presidente da Eletros feito hoje inviabiliza a operação comercial do sistema brasileiro este ano.

Mesmo que o Governo Federal aperte os prazos, o brasileiro só terá acesso à TV Digital no próximo ano. Isso, porque a indústria precisa de um prazo de um ano, após a definição da regulamentação, para poder oferecer ou o Set Top Box ou o aparelho digital ao mercado. "Nós precisamos de prazo para podermos nos adaptar à regulamentação e ao modelo de negócios. Antes de um ano, é totalmente improvável", afirmou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab.

O executivo, que participou qaurta, dia 8 da Comissão Geral da Câmara dos Deputados, que debateu a implantação da TV Digital no Brasil, se queixou de não ter sido chamado a participar dos debates com o governo. "Nós não conhecemos a conclusão dos estudos, portanto, não temos nem como opinar sobre o sistema e nem sobre o modelo de negócios. Se a indústria não participar desse processo, o consumidor será prejudicado", alertou.

Saab lembrou que a indústria de televisão gera 30 mil empregos, portanto merece participar do debate de forma mais ativa. "A assessoria do ministro das Comunicações, Hélio Costa, já marcou e desmarcou reuniões com a diretoria da Eletros por quatro oportunidades. O resultado é que até hoje nada de concreto nos foi apresentado".