09 fevereiro, 2006

Decisão sobre TV Digital fica para março

[08/02 - 09:54] Segundo o ministro Helio Costa, motivo é que ocorreram alguns atrasos no decorrer do processo de estudo

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu que a escolha do padrão internacional que irá compor o Sistema Brasileiro de TV Digital deverá ocorrer somente em março. O motivo, segundo o ministro, foi que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) (órgão responsável pela consolidação dos estudos feitos pelas universidades) deveria ter entregue o seu relatório em 10 de dezembro e só o fará em 10 de fevereiro. "O caso é que tivemos alguns problemas, inclusive com o atraso no repasse dos recursos. Isso ocasionou a prorrogação", informou Hélio Costa.

O ministro, que recebeu os executivos do padrão americano (ATSC) nesta terça-feira (7), informou que eles poderão apresentar melhores condições de transmissão do que o padrão europeu (DVB), porém isso só ocorrerá em julho. " Nesse período, eles estarão oferecendo mobilidade, portabilidade e interatividade por dentro dos 6 MHz da faixa de freqüência destinada a cada um dos canais digitais", explicou o ministro. Segundo ele, o padrão europeu precisa de mais uma faixa de freqüência para oferecer os mesmos serviços.

Hélio Costa evitou fazer comparações com o padrão japonês, que ele vem defendendo desde o início do processo de análise dos sistemas internacionais. Ele afirmou que agora a decisão cabe ao Comitê de Desenvolvimento da TV Digital e ao Presidente da República.