09 fevereiro, 2006

Teles fazem lobby por TV digital

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As empresas de telefonia fixa apresentaram ontem ao governo suas reivindicações na questão da TV digital. O ministro Hélio Costa (Comunicações) afirmou que as empresas querem garantir o transporte dos novos produtos que surgirão com a tecnologia.
É o lobby pelo modelo econômico chamado "convergência de tecnologias", no qual o telespectador passa a ser usuário e a TV, um terminal de acesso de dados.

A questão da definição do modelo econômico é a razão do confronto entre as companhias de telefonia e as redes de TV, que dizem não ter como competir com o poderio econômico das teles. Na reunião, a Telemar se manifestou favorável ao padrão europeu, que foi desenvolvido e é direcionado para um modelo em que as telefônicas são dominantes. As demais se disseram indiferentes. Ficou definido que as empresas farão relatórios com suas posições para serem entregues à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Antes da reunião, pela manhã, Costa reafirmou que o padrão japonês é o único que atende os requisitos desejados pelo governo brasileiro.

"É o único que faz toda a transmissão de tudo que nós queremos, que é alta definição, portabilidade, mobilidade e interatividade, em 6 MHz", disse Costa. Ele afirmou que adotar um padrão fora dos 6 MHz praticamente inviabiliza a indústria.
"Os nossos aparelhos de TV digital serão todos feitos no Brasil em 6 MHz. Se você for trabalhar com 8 MHz, como é o sistema europeu, é um pouquinho mais complicado. A diferença é muito grande", disse o ministro. Como a intenção do governo é testar o sistema em junho e lançá-lo em setembro, na parte técnica sobraria o padrão japonês.
Mas, segundo o ministro, o presidente Lula pode preferir esperar mais seis meses antes da definição ou, por questões econômicas, escolher outro padrão.

"Quem decide sobre tudo isso é o presidente da República. Minha função é colocar os dados na mesa dele e ele decide." Costa disse que, além do relatório técnico do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Lula vai receber um relatório político e econômico dos ministérios envolvidos na questão.
A definição do modelo econômico que será adotado no Brasil com a tecnologia da TV digital deve acontecer somente no final deste mês ou no início de março, segundo Costa informou na terça-feira. A decisão será tomada pelo presidente Lula após retornar da viagem à África.