17 fevereiro, 2006

Anatel libera mais um teste para Rádio Digital

[15/02 - 14:51] Sistema Atual de Radiodifusão Ltda., concessionária do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média em Itapevi, é nova emissora a usar o sistema

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu mais uma autorização para execução de testes para radiodifusão sonora digital. A liberação para o "serviço especial para fins científicos ou experimentais" foi publicada no Diário Oficial da União e concedida ao Sistema Atual de Radiodifusão Ltda., concessionária do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média em Itapevi (SP).

Assim como as autorizações anteriores, a emissora realizará testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital IBOC (In-Band On-Channel) - um dos dois sistemas aprovados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência do sistema analógico - com o objetivo de avaliar o desempenho do sistema de rádio digital em Onda Média (OM).

O preço público pelo direito de exploração do serviço é de R$ 1,2 mil e as autorizações são válidas por um ano. Somada às anteriores, já são sete as rádios autorizadas a realizar testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital: Rádio Itapema FM e Rádio Gaúcha, em Porto Alegre (RS); Rádio Excelsior, Rádio Sompur São Paulo Radiodifusão e a Rádio e Televisão Bandeirantes em São Paulo (SP); e Rádio Tiradentes, em Belo Horizonte (MG).