01 fevereiro, 2006

Governo negociará com detentores sobre TV Digital

[31/01 - 19:12] Até quinta-feira, um comitê de ministro receberá os integrantes europeus, japoneses e americanos

O governo vai avançar, durante essa semana, as negociações com os detentores dos padrões internacionais de TV Digital. De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef; Fazenda, Antônio Palocci, do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Luiz Fernando Furlan, além do próprio Helio Costa, formarão um comitê para receber e negociar com os representantes dos três padrões internacionais (japonês (ISDB), europeu (DVB) e americano (ATSC), até a próxima quinta-feira. "De forma simultânea, o Presidente da República receberá todas as informações para poder tomar sua decisão", explica.

Segundo Hélio Costa, a decisão mais importante é relativa ao sistema de modulação. "Com essas negociações, no dia 10 de fevereiro, o governo terá condições de tomar uma decisão sobre qual o padrão que irá fazer parte do Sistema Brasileiro de TV Digital", afirmou Costa.

Ao ser questionado se o governo não irá esperar os debates que a Câmara dos Deputados fará no final de março, o ministro das Comunicações comentou que a preocupação dos parlamentares, relativas ao marco regulatório e produção de conteúdo ficará em uma segunda etapa de decisão, que poderá compor o debate na Casa. Segundo o ministro, o governo vai continuar o projeto, que foi iniciado em 1994 e que não pode esperar mais muito tempo.

O ministro também falou que os detentores do padrão japonês e europeus já ofereceram diversas vantagem ao governo brasileiro e destacou que, tecnicamente os japoneses levam vantagens, pois as caracterísitcas do padrão ISDB atendem pefeitamente aos critérios estabelecido no decreto de 2003, que estabelece as diretrizes da TV Digital no Brasil.