18 fevereiro, 2006

Anatel libera novo teste para rádio digital

[17/02 - 12:23] Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília será a primeira a realizar testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital DRM - Digital Radio Mondiale

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu nesta sexta-feira, dia 17, mais uma autorização para testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital. A autorização, publicada no Diário Oficial da União, foi concedida à Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB). Essa é a décima segunda autorização para testes do sistema.

Ao contrário das autorizações anteriores, a faculdade será a primeira a realizar testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital DRM - Digital Radio Mondiale, um dos dois sistemas aprovados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os testes tem o o objetivo de avaliar a qualidade do áudio, área de cobertura e robustez do sinal digital em Onda Curta (OC) em relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos.

Trata-se de um padrão aberto desenvolvido por um consórcio constituído por 90 membros (associações, universidades, fabricantes, operadoras) de 30 países. Em operação regular por estações de OC européias, a versão em OM ainda está em fase de testes na própria Europa, na China, no México.

As autorizações anteriores foram concedidas para realização de testes do Sistema de Radiodifusão Sonora Digital IBOC (In-Band On-Channel). O IBOC é o padrão norte-americano, desenvolvido pela iBiquity Digital Corporation, e utiliza a mesma freqüência do sistema analógico para as transmissões digitais.